Entre as doenças reumáticas mais frequentes estão a artrose e diferentes tipos de atrite
O reumatismo não é uma doença específica, mas sim um termo genérico que agrupa diferentes condições reumáticas. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, mais de 15 milhões de brasileiros sofrem de alguma forma de reumatismo. Embora alguns tipos sejam mais comuns em pessoas idosas, muitos jovens também podem ser afetados.
Reumatismo: o que é?
O termo "reumatismo" é usado para descrever um conjunto de mais de 120 enfermidades que atingem as articulações, ligamentos, tendões, músculos e o sistema esquelético. Ele não se refere a uma única doença, mas engloba várias condições reumáticas que, muitas vezes, são caracterizadas por inflamação, dor e desconforto nas articulações, músculos e tecidos conectivos.
O que causa o reumatismo?
O reumatismo pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo infecções, condições autoimunes, processos degenerativos e lesões físicas.
Além disso, fatores como predisposição genética, estilo de vida e particularidades individuais também contribuem para o desenvolvimento dessas condições. Vale destacar que o reumatismo não se restringe a pessoas idosas; ele pode afetar indivíduos de todas as idades.
Sintomas do reumatismo
Os sintomas do reumatismo variam conforme o tipo específico da doença, mas, em linhas gerais, incluem dor prolongada em uma ou mais articulações, inflamação nas articulações que causa vermelhidão e inchaço, deformidades na região afetada e limitação de movimentos.
Doenças reumáticas
Com dito anteriormente, doenças reumáticas são um grupo de condições que afetam o sistema musculoesquelético. Há uma grande variedade delas, somando mais de 120 tipos diferentes. A mais comum é a artrose, conhecida também como osteoartrite. Essa condição, de natureza degenerativa, afeta as articulações, sendo mais prevalente entre idosos e mulheres.
Outra doença reumática bastante conhecida é a artrite, sendo que há vários tipos, como a artrite reumatoide, doença autoimune que ataca o revestimento das articulações e a artrite psoriática, uma condição crônica que pode afetar as articulações de indivíduos com psoríase (doença que causa lesões avermelhadas na pele, que descamam e causam coceira).
Entre as doenças reumáticas também podemos destacar a fibromialgia, gota, lúpus eritematoso sistêmico (doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos) e tendinite.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico das doenças reumáticas é realizado a partir da análise da história clínica do paciente, do exame físico e de exames complementares. Para obter uma visão mais detalhada, o médico pode solicitar exames de imagem, como:
· Radiografias
· Ressonância magnética
· Tomografia computadorizada
O médico também pode solicitar exames de sangue para identificar possíveis sinais de inflamação ou autoimunidade.
Qual médico devo procurar?
Para o diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas, o especialista indicado é o reumatologista. Esse profissional é capacitado para identificar e tratar uma ampla gama de condições que afetam o tecido conjuntivo e as articulações, proporcionando o acompanhamento adequado para cada caso.
Formas de tratamento para o reumatismo
O tratamento para o reumatismo varia de caso a caso. Dependendo da origem e do estágio da doença, podem ser recomendados analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores, procedimentos intra-articulares, cirurgias e sessões de fisioterapia para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.