A osteoartrite, conhecida também como artrose, é uma doença degenerativa que afeta as articulações do corpo, principalmente aquelas que suportam peso, como joelhos, quadris e coluna.
A condição é causada pelo desgaste progressivo da cartilagem nas articulações e provoca dor, rigidez, inchaço e redução da mobilidade.
Continue a leitura para saber mais sobre os sintomas de osteoartrite, como é o tratamento e formas de prevenção.
Osteoartrite (Artrose): o que é?
A osteoartrite é uma condição que se desenvolve quando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos nas articulações se desgasta progressivamente.
A cartilagem é um tecido flexível que absorve o impacto entre os ossos, permitindo movimentos suaves. À medida em que ela se deteriora, o atrito entre os ossos pode causar dor (conhecida popularmente como "dor nas juntas"), além de inflamação, rigidez e diminuição da amplitude de movimento nas áreas afetadas.
Tipos de osteoartrite
Existem diversos tipos de osteoartrite, dependendo da articulação afetada. As formas mais comuns ocorrem no joelho, na coluna e no quadril. Veja detalhes abaixo.
Joelho
A osteoartrite de joelho é a forma mais prevalente da doença. Ela se manifesta quando a cartilagem que reveste a estrutura interna dos joelhos se desgasta, resultando em dor e inchaço.
Coluna
Conhecida como espondilose, ocorre devido ao desgaste dos discos que protegem as vértebras. Embora possa afetar qualquer parte da coluna, é mais comum nas regiões lombar e cervical (pescoço).
Quadril
Envolve o desgaste das cartilagens da articulação do quadril. As causas principais são envelhecimento, histórico de lesões e fatores genéticos. Em estágios avançados, a doença provoca dor e limita significativamente os movimentos.
Possíveis causas para a osteoartrite
A principal causa para o surgimento da osteoartrite é o envelhecimento natural do corpo, o que envolve o desgaste das cartilagens com o passar dos anos.
Outros fatores de risco incluem:
- Predisposição genética e histórico familiar de artrose;
- Lesões articulares anteriores;
- Excesso de peso ou obesidade.
A relação entre a prática de esportes com impacto (como a corrida) e o desenvolvimento da artrose é complexa e ainda gera debates entre especialistas.
No passado, acreditava-se que a corrida causava desgaste da cartilagem e aumentava o risco da doença, especialmente nos joelhos. No entanto, estudos mais recentes sugerem que, em pessoas saudáveis, a corrida não aumenta o risco de desenvolver artrose.
Na verdade, alguns aspectos da corrida podem até beneficiar a saúde das articulações, como a estimulação das cartilagens e o fortalecimento muscular.
Mas, vale ressaltar que o esporte deve ser praticado sob orientação de um educador físico e respeitando a progressão gradual de volume e intensidade. Caso contrário, há maior chance de lesões nas articulações e, estas sim, podem predispor ao desenvolvimento de artrose.
Sintomas
A osteoartrite causa dor e a limitação de movimentos. A dor fica mais intensa à medida que o desgaste da articulação aumenta.
Dessa forma, ocorre uma limitação para realizar atividades comuns do dia a dia, atrapalhando a rotina.
Além disso, é comum que ocorra uma rigidez articular, perda de força dos músculos e inchaço no local afetado.
Agendar Consulta
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de osteoartrite é realizado por meio de avaliação física, análise de sintomas e histórico de saúde.
Exames de imagem como raio-x, ressonância magnética e tomografia também podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico e fornecer mais detalhes sobre o estado das articulações e o grau do desgaste articular.
Além disso, pode ser solicitado uma análise do líquido sinovial para descartar outras condições, como artrite reumatoide ou infecções nas articulações.
Tratamento para a osteoartrite
Os tratamentos visam aliviar a dor, melhorar a função da articulação afetada e retardar o avanço da doença. Entre as medidas terapêuticas estão:
- Uso de medicamentos (anti-inflamatórios e analgésicos) para aliviar a dor e reduzir a inflamação;
- Fisioterapia para fortalecimento muscular ao redor da articulação afetada;
- Aplicação de medicações a base de corticoides e injeções de ácido hialurônico para aliviar a dor e a inflamação;
- Orientação para perda de peso em indivíduos com excesso de peso.
Em casos avançados, pode ser recomendada a cirurgia, que consiste no reparo ou substituição da articulação, visando proporcionar alívio da dor, melhora da mobilidade e da qualidade de vida.
É possível prevenir a osteoartrite?
Para prevenir a osteoartrite, a recomendação é adotar algumas medidas para proteger as articulações e manter um estilo de vida saudável. Aqui estão algumas formas de prevenção:
- Manter um peso saudável para evitar colocar uma pressão adicional sobre as articulações.
- Praticar exercícios regularmente para fortalecer os músculos ao redor das articulações, melhorar a estabilidade e reduzir o risco de lesões.
- Ter uma dieta equilibrada.
- Manter uma postura adequada.
- Evitar o tabagismo.
Cuidar das lesões nas articulações para evitar danos permanentes.
Realizar check-up regular para identificar precocemente qualquer problema nas articulações e permitir um tratamento adequado.
Qual médico devo procurar?
O médico ortopedista é o profissional qualificado para diagnosticar e tratar a osteoartrite.
O especialista de ortopedia se especializa em diferentes articulações, como joelho, quadril e coluna. Sendo assim, dedica-se ao estudo e tratamento dessas áreas específicas.
Atendimento ortopédico no Hospital Santa Paula
No Pronto Atendimento do Hospital Santa Paula você conta com ortopedistas 24h para atendimento de urgências e emergências. E em nosso Centro Médico, você pode agendar consultas com nossos especialistas.
Agendar Consulta