
Alguns sintomas como dor ao urinar, dor durante as relações sexuais ou dor na região pélvica podem ser indicativos de endometriose – doença inflamatória provocada por células do endométrio. O mundo atual e as transformações na vida das mulheres podem também interferir no surgimento desse quadro, uma vez que as mulheres têm iniciado o ciclo menstrual mais cedo e engravidado menos e mais tarde, aumentando o número de menstruações ao longo da vida, o que está diretamente ligado à patologia. Mas não apenas isso, a predisposição genética e os fatores ambientais, como poluentes que acumulam toxinas nos tecidos gordurosos da mulher, também podem influenciar.
O Dr. Altamiro Ribeiro Dias Jr., chefe da oncologia pélvica e do Instituto de Endometriose do Hospital Santa Paula, esclarece o que é, os principais tipos, sintomas e tratamento. Saiba mais!
O que é endometriose?
A endometriose é uma doença causada quando o endométrio – camada que reveste a parte interna da cavidade uterina – encontra-se fora do útero.
Principais tipos de endometriose:
Sabia que existem diversos tipos de endometriose? Sim. Conheça os mais comuns.
Endometriose superficial
Acontece quando as células endometriais se desenvolvem no peritônio, membrana que reveste a parede abdominal e as vísceras. Pode provocar muitas dores e apresentar lesões cicatriciais ou ativas.
Endometriose profunda
Quando as células endometriais penetram em mais de 5 mm o peritônio. Sendo um tipo mais grave e com sintomas mais agressivos.
Endometriose de parede
Esse caso acontece quando a endometriose infiltra na parede abdominal.
Endometriose intestinal
Ocorre quando o tecido endometrial cresce na superfície ou dentro do intestino. Grande parte das mulheres com endometriose desse tipo também apresentam a doença ao redor da pelve, como, por exemplo, nos ovários e na bexiga.
Endometriose no ovário
Esse tipo pode afetar o ovário de forma superficial ou provocar cistos endometrióticos.
Quais são os sintomas de endometriose?
Ao perceber sinais como os descritos a seguir, busque orientação médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Entre os sintomas mais comuns estão:
- Dor menstrual intensa;
- Dor durante as relações sexuais, principalmente na profundidade;
- Dores ao urinar e evacuar, sobretudo durante a menstruação;
- Dor pélvica;
- Infertilidade.
Agendar Consulta
Diagnóstico
Para detectar a doença, recomenda-se a realização de exame ginecológico e exames de imagem, como: ressonância magnética de pelve, ultrassom transvaginal com preparo intestinal e exames laboratoriais.
O diagnóstico de certeza é feito somente por meio do estudo anatomopatológico (obtido com a cirurgia da remoção do foco suspeito).
Quem tem endometriose pode engravidar?
Pode engravidar sim, embora seja mais difícil de acontecer naturalmente, conforme a intensidade da doença. Isso porque a endometriose provoca uma inflamação da pelve, surgimento de aderências e eventual prejuízo nas trompas.
Tratamentos para endometriose
O tratamento pode ser clínico (através de medicamentos) – a depender da intensidade dos sintomas – ou cirúrgicos, com remoção dos focos suspeitos.
Segundo o Dr. Altamiro Ribeiro Dias Jr.: “A endometriose tem que ser vista como uma doença que pode acometer vários órgãos: bexiga, útero, ovários e intestino. Desta forma, é muito importante que a paciente seja orientada e abordada por uma equipe multidisciplinar, que poderá oferecer o tratamento mais adequado”.
O Instituto de Endometriose do Hospital Santa Paula conta com médicos das mais diversas especialidades, aptos e experientes na abordagem de pacientes endometrióticas.
Agendar Consulta