Pacientes com hérnia abdominal podem notar uma protuberância e sentir dor na região do abdome – sendo que o ponto exato do incômodo varia de acordo com a localização da hérnia. Essa condição é corrigida cirurgicamente, com o objetivo de evitar o surgimento de complicações.
Hérnia abdominal: o que é?
A hérnia abdominal corresponde a uma falha no tecido aponeurótico do abdome. O tecido aponeurótico, por sua vez, é responsável por juntar os músculos da barriga.
Em determinadas situações, a aponeurose pode ficar frouxa e “rasgar”, criando um buraco na parede do abdome. Tal falha permite que algumas estruturas da barriga (como alças intestinais e gordura) saiam do seu local de origem e, por vezes, fiquem presas.
Principais causas
Entre os fatores que podem levar ao desenvolvimento de uma hérnia abdominal, estão:
- Esforço físico;
- Pegar peso em excesso;
- Falha congênita da aponeurose;
- Não cumprimento dos cuidados pós-operatórios;
- Infecção de ferida operatória.
Tipos de hérnias abdominais
Existem diversos tipos de hérnia abdominal, capazes de acometer diferentes locais do abdome. As principais são:
- Hérnia umbilical;
- Hérnia epigástrica;
- Hérnia incisional;
- Hérnia de Spiegel;
- Hérnias da região inguinal.
Todas as hérnias citadas acima (com exceção da hérnia incisional) são ocasionadas por um defeito na aponeurose dos músculos do abdome.
Já a hérnia incisional ocorre em cima de uma cicatriz prévia. Essa condição pode se desenvolver por vários motivos, dentre eles: infecção da ferida operatória, falha técnica cirúrgica e não cumprimento adequado dos cuidados pós-operatórios.
Sintomas
Em geral, pacientes com hérnia abdominal apresentam sintomas como:
- Dor;
- Abaulamento da parede abdominal ou da região inguinal (que aparece como uma protuberância na barriga);
- Vermelhidão da pele.
Cabe ressaltar que, em alguns casos, há dor mais intensa, náusea, vômitos, distensão abdominal e dificuldade para evacuar. Esses sinais podem indicar agravamento do quadro, sendo importante buscar um pronto atendimento para que seja feita uma avaliação adequada e célere.
Agendar Consulta
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da hérnia abdominal envolve o exame físico do paciente conduzido pelo médico e exames de imagem (como o ultrassom de abdome e tomografia).
Tratamento para a hérnia abdominal
As hérnias abdominais são tratadas de maneira cirúrgica. Esse tipo de intervenção é necessário para evitar o surgimento de complicações – como encarceramento (quando o material herniado fica aprisionado, podendo resultar na obstrução do intestino), perfuração intestinal e dores crônicas.
Geralmente, a cirurgia consiste na utilização de telas cirúrgicas para realizar o fechamento da hérnia e reforçar a parede abdominal, com o objetivo de evitar recidivas. Esse procedimento pode ser conduzido tanto de forma convencional (aberta) como de forma minimamente invasiva (videolaparoscópica).
Qual médico trata a hérnia abdominal?
Casos de hérnia abdominal costumam ser avaliados e tratados pelo cirurgião do aparelho digestivo.
No Centro Médico do Hospital Santa Paula, você pode agendar consultas com nossos médicos em mais de 30 especialidades, inclusive Cirurgia do Aparelho Digestivo.
Agendar Consulta