Popularmente chamado de Trombose, é a formação de um coágulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo. O coágulo em si é chamado de trombo. Quando o trombo se forma nas veias das pernas, temos a Trombose Venosa Profunda (TVP). Este trombo pode viajar na circulação e alojar-se nos pulmões, sendo então chamado de Tromboembolismo Pulmonar (TEP) ou embolia pulmonar.
A trombose é uma doença que não discrimina sexo, idade ou raça, podendo afetar qualquer pessoa. TEV ocupa o primeiro lugar entre as causas de morte evitável associada ao período de internação hospitalar. Assim, qualquer paciente hospitalizado está sob risco!
Quais são os principais fatores que aumentam o risco de trombose:
- Pacientes com câncer, especialmente em tratamento com quimioterapia ou hormonioterapia
- Cirurgias, especialmente as ortopédicas e oncológicas
- Ficar muito tempo sentado/deitado
- Internação em Terapia Intensiva
- Infecções agudas
- Idade acima de 40 anos
- Descompensação de doenças de base, como insuficiência cardíaca ou doença pulmonar.
- Obesidade
Assim, é importante que os pacientes internados recebam correta avaliação de risco e, quando indicada, correta profilaxia, como caminhar assim que liberado pelo médico, utilizar meias elásticas e receber medicação anticoagulante adequada.
Procure seu médico caso tenha algum dos sintomas abaixo:
- Dor, Vermelhidão, Inchaço ou sensação de calor nos pés e pernas;
- Falta de ar;
- Cansaço;
- Dor no peito;
- Batimentos cardíacos acelerados.
Para identificar se um paciente está ’em risco’ de desenvolver um evento de trombose, o Hospital Santa Paula possui uma equipe para combater o TEV.