Tecnologia à serviço da oncologia

Teleoncologia

Pacientes oncológicos agora podem tirar dúvidas com um especialista no conforto do seu lar

Conforme reinventamos nossas rotinas, cautelas e necessidades, a medicina também precisou se adequar à nova realidade diante do novo coronavírus. Pessoas com a saúde mais vulnerável que as demais e outros casos considerados grupos de risco precisam, mais do que nunca, se resguardar, seguindo todas as orientações para evitar a infecção pela Covid-19, o que inclui o isolamento social.

No caso dos pacientes oncológicos, essa medida é extremamente recomendada. No entanto, pausar o tratamento ou ficar com dúvidas referentes aos cuidados médicos necessários para esse quadro pode ser nocivo e perigoso. É aí que entra a Teleorientação em Oncologia, isto é, um serviço online gratuito para se orientar corretamente e entrar em contato direto com nossos especialistas da área.

Benefícios da teleoncologia

Em meio ao momento desafiador, faz toda a diferença para o paciente oncológico saber que ele está assistido e que tem profissionais disponíveis para o atender.

“Alguns dos inúmeros benefícios dessa prática são a qualidade do contato, com registro em prontuário; a redução da ansiedade do paciente, pois há um horário definido para tirar as dúvidas; e a segurança, uma vez que ele não precisa sair de casa nesse momento delicado”, ressalta o Dr. Tiago Kenji Takahashi, diretor técnico da Oncologia do Hospital Santa Paula.

A teleoncologia garante a conduta mais acertada para cada caso, sem implicar na necessidade de deslocamento. Além de incluir a revisão de laudos e permitir uma troca importante entre especialista e paciente, esse processo também pode ser utilizado por profissionais de outras áreas da medicina, que estejam lidando, de alguma forma, com um quadro que envolve a oncologia em seu consultório. Assim, ambos os médicos podem discutir informações e compartilhar conhecimento, visando maior bem-estar de todos os envolvidos no caso.

“Estamos com essa opção no nosso hospital desde o início da quarentena, em março desse ano, e ela tem se mostrado bastante eficaz, até porque, muitas vezes, apenas a telemedicina já é suficiente para resolver o problema do paciente, e caso o presencial seja necessária, a telemedicina já adianta os procedimentos”, explica o oncologista.

 

Agende sua consulta online!
Saiba Mais

 

Quais pacientes têm essa opção?

  • O paciente que busca uma segunda opinião, diante de um diagnóstico de câncer;
  • O paciente que tem perguntas sobre a cirurgia oncológica que irá realizar;
  • O paciente que sente necessidade de conversar com o médico antes da consulta para se certificar se está procurando o especialista correto;
  • O paciente que precisa agendar um checkup oncológico, particular ou pelo seu convênio médico.

“Os pacientes oncológicos que precisam de radioterapia, infusões de imunobiológicos, entre outros só podem receber estes tratamentos pessoalmente, mas podem ser auxiliados pela teleoncologia, uma vez que através do aplicativo são possibilitadas consultas de monitoramento em datas onde não haveriam procedimentos, por exemplo”, pontua o especialista.

Como faço para garantir esse serviço?

É muito fácil solicitar a Teleorientação em Oncologia, basta fazer o download do aplicativo Conexa Saúde, no seu tablet ou dispositivo móvel. Depois, preencha o formulário disponível neste link e pronto, você já pode entrar em contato com os melhores especialistas do Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula (IOSP).

“No Hospital Santa Paula oferecemos um tratamento personalizado, sendo que toda a jornada do paciente pode ser feita aqui, isto é, a investigação, o diagnóstico, o tratamento, as internações e o acompanhamento ao fim desse processo. Nossos médicos são horizontais, dessa forma, apenas um médico lidera o tratamento do paciente, não havendo rotação de profissionais, o que garante mais segurança e fortalece a relação médico-paciente”, finaliza o Dr. Kenji.

Fonte: Dr. Tiago Kenji Takahashi, diretor técnico da Oncologia do Hospital Santa Paula.

 

Agende sua consulta online!
Saiba Mais