Síndrome do intestino irritável e outras alterações gastrointestinais

Gases, inchaço e um desconforto intestinal diferente de tudo que já havia sentido. Quando Luiza França começou a notar estes sintomas com muita frequência – sua vida de analista de marketing digital é uma maratona, o que faz muitos incômodos chegarem e sumirem sem criar preocupação, “então ter notado realmente foi algo grande”, destaca – e procurou um médico para investigar o que estava acontecendo, conheceu o conceito de dieta low fodmaps.

“É a dieta que salva meu dia a dia e minha qualidade de vida. Depois de um período bem chato de exclusão de condições, fui diagnosticada com SII, a síndrome do intestino irritável, e excluir os grupos de carboidratos incluídos na fodmaps acabou com todos os meus desconfortos”, lembra ela, que conta ainda que “às vezes, por comer um desses alimentos sem saber que eram eles que lhe faziam mal, chegava a inchar a ponto de ter que abrir o primeiro botão da calça.”

Luiza não está sozinha: estudos realizados na França, no Canadá, nos EUA e na Holanda apontam que cerca de 10% da população sofra de SII. E a maioria nem sabe; acha que o inchaço, as cólicas, a diarreia hoje e o intestino preso amanhã e todos os sintomas dessa condição são apenas “alguma comida que não caiu bem”. Por isso é importante entender o problema e, caso haja identificação com ele, procurar ajuda médica para resolvê-lo.

Entenda a dieta low fodmaps

A palavra “fodmap” é a junção das iniciais em inglês dos grupos de carboidratos fermentáveis oligossacarídeos (fruto e galacto), dissacarídeos, monossacarídeos e polióis.

A dieta lowfodmaps tira das refeições alimentos compostos por esses carboidratos de cadeia curta, que têm uma digestão mais difícil e sensibilizam o intestino delgado dessas pessoas que sofrem de SII.
O que agrava sua lenta digestão é o fato de eles absorverem mais água para o meio intestinal e, assim, serem rapidamente fermentados por bactérias – o que facilita o surgimento de todos os desconfortos que mencionamos antes.

Saiba quais são os alimentos excluídos pela dieta low fodmaps

Aqui é melhor falarmos de grupo em grupo. Vamos lá!

Fruto-oligossacarídeos: cebola, alho, trigo, centeio, beterraba, couve, ketchup, maioneses, carnes processadas (salsicha e presunto, por exemplo).

Galacto-oligossacarídeos: lentilha, grão-de-bico, feijão, grãos integrais de soja.

Dissacarídeos: leite de vaca, de cabra e de ovelha, queijo ricota, cottage, sorvete, iogurte e produtos derivados dos leites em geral.

Monossacarídeos: maçã, pera, manga, aspargos, ervilhas, xarope de milho, mel artificial, biscoitos, refrigerantes e geleias.

Polióis: pêssego, damasco, ameixa, abacate, cogumelos, adoçantes com xilitol, manitol e sorbitol.

 

Fonte: Dra. Debora Poli, gastroenterologista do Hospital Santa Paula e portal Editora Abril (Claudia).
Link: 
https://claudia.abril.com.br/saude/dieta-low-fodmaps-o-que-e-e-como-ajuda-quem-tem-disturbios-intestinais/