1. O que é radioterapia?
É um procedimento que utiliza radiações ionizantes (RX, raio gama, elétrons, radiação beta, prótons, nêutrons) para combater tumores de diversos tipos. Pode ser usada tanto isoladamente, quanto associada a outros tratamentos como quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e cirurgia, e é parte integrante e importante de seu tratamento.
A radioterapia atua depositando energia nas células da área irradiada e esta energia consegue destruir células ou reduzir a capacidade das mesmas de se dividirem e produzirem outras células.
Cada tipo de tumor se comporta de maneira distinta e tem padrões de crescimento e disseminação diferentes, por isso o tipo, dose e forma de entrega da radioterapia são diferentes de pessoa para pessoa.
2. De maneira geral a radioterapia tem como objetivos:
Destruir o tumor e prevenir disseminação da doença- controlar o crescimento local do tumor e reduzir sintomas.
3. Como a radioterapia funciona?
Células que se dividem muito, como é o caso das células tumorais, são geralmente mais sensíveis à radiação. Células normais na área a ser tratada acabam por receber alguma dose de radiação e daí pode surgir os efeitos colaterais relacionados ao tratamento. Mas estas células conseguem se recuperar, por isso, a necessidade de fracionar as doses em vários dias de tratamento. Desta maneira, a radioterapia é administrada diariamente, de segunda a sexta, de preferência sempre no mesmo horário, por um determinado número de semanas, que é diferente de acordo com o tipo de doença e estágio ao diagnóstico.
4. Quais os tipos de radiação?
Geralmente, os tipos mais comuns de radioterapia utilizados são: radioterapia externa e braquiterapia.
A Radioterapia Externa é o tratamento onde a fonte de radiação fica longe da área a ser tratada e é feita por um aparelho denominado acelerador linear, que com um sistema muito rigoroso de coordenadas direciona a radiação para uma área específica da corpo.
No IOSP dispomos de um moderno acelerador linear Elekta Synergy platform. Braquiterapia é o tratamento onde a fonte radioativa fica em contato com a área a ser tratada. Este tratamento se aplica a determinados tipos de tumores.