HIPEC – CIRURGIA CITORREDUTORA AVANÇADA, ASSOCIADA A QUIMIOETRAPIA INTRAPERITONEAL HIPERTÉRMICA
O que é?
Quimioterapia intraperitoneal hipertemica (HIPEC) é um tratamento de quimioterapia altamente concentrada e aquecida, aplicada diretamente no abdome durante a cirurgia citorredutora.
Diferentemente da quimioterapia convencional, que circula por todo o organismo, no HIPEC o quimioterápico é administrado diretamente nas células tumorais do abdome, com baixa absorção sistêmica, o que permite o uso de doses mais concentradas da medicação. O aquecimento da solução (40-42 C) aumenta a absorção da droga pelo tumor e destrói as células que restaram apos a cirurgia citorredutora.
Ainda, o método seria capaz de reduzir os mecanismos de defesa do tumor a quimioterapia e induz uma resposta imunológica antineoplasica eficaz.
Como é realizada?
Inicialmente é realizada a cirurgia citorredutora avançada, que consiste em remover todos os implantes tumorais visíveis no abdome, o que geralmente envolve complexas ressecções multiviscerais. Quando a citorreducão completa, a solução de quimioterapia aquecida (40-42C) é aplicada no abdome por ate 1h30. Apos, a solução é drenada do abdome e a incisão é fechada.
Indicações:
Atualmente é indicada, principalmente, em tumores de baixo grau do apêndice/ pseudomyxoma peritonei e mesotelioma maligno e casos selecionados de câncer do colon e estomago.
O procedimento deve se realizado por cirurgião oncológico habilitado, com acompanhamento de oncologista clinico e equipe multidisciplinar.