Ortopedia: o corpo em movimento

ortopedia

Os ortopedistas são especialistas que tratam questões relacionadas com o sistema musculoesquelético, o principal responsável pela movimentação do corpo humano, bem como por sua estabilização, o que permite a integridade do organismo.

Perante patologias existentes desde o nascimento, desencadeadas por ferimentos ou mesmo por causa do desgaste natural que acontece com o avançar da idade, o ortopedista é o profissional especializado em promover uma reabilitação efetiva ao paciente e providenciar seu retorno às atividades comuns do dia a dia. Sendo assim, hoje ressaltamos a importância dessa área de atuação.

Entenda esse campo da medicina

Se você é uma pessoa fisicamente ativa, praticante de esportes ou se tem mais de 40 anos, com certeza já se consultou com um ortopedista. Esse especialista é o responsável por avaliar, diagnosticar e tratar doenças e complicações que afetam tendões, ligamentos, músculos, articulações e ossos.

“Lesões ortopédicas e traumas são sempre dolorosos, e as pessoas devem procurar auxílio para diagnóstico e início do tratamento o mais precocemente possível. Algumas fraturas são difíceis de diagnosticar clinicamente, e postergar o tratamento não é indicado”, explica o Dr. Gilberto Anauate, coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Paula. Dessa forma, o trabalho do ortopedista é imprescindível em muitos casos, uma vez que, na falta de um manejo adequado, tais ferimentos podem deixar sequelas e danos duradouros, dependendo das circunstâncias.

Justamente pelo caráter de urgência relacionado com essa especialidade, o Hospital Santa Paula possui um pronto atendimento de ortopedia que funciona 24 horas, “para que o paciente saiba que tem um médico ortopedista sempre que necessite, a qualquer hora do dia”, complementa o especialista.

Os médicos que escolhem o caminho da ortopedia são capazes de restaurar o mais alto nível de movimento e função possível, possibilitando o mínimo de desconforto e risco, no fim de um tratamento bem-sucedido. Seja uma lesão simples, seja uma condição complexa, esse campo da medicina propicia a restauração da qualidade de vida de pacientes com as mais diversas queixas de saúde que envolvem o sistema muscular e esquelético, entre elas doenças degenerativas, infecções, tumores, doenças congênitas etc.

Agende sua consulta online!

Saiba Mais

 

As principais especialidades ortopédicas

“A ortopedia está sempre em evolução, com novas técnicas cirúrgicas e material especial para resolver qualquer problema no aparelho locomotor. O Hospital Santa Paula incentiva seus colaboradores a se manterem atualizados com as últimas novidades em sua área”, pontua o Dr. Gilberto. Dependendo da região a ser tratada, as principais especialidades da ortopedia são:

  • traumatologia – torções, fraturas, distensões, luxações e estiramentos são alguns tipos de lesão comuns no dia a dia de milhares de pessoas, conhecidos na medicina como traumas. Os ortopedistas especialistas em traumatologia podem ajudar esses pacientes a recuperarem e restaurarem o uso máximo da área lesionada;
  • ortopedia do esporte – caso a lesão tenha sido originada em uma partida de futebol, em uma maratona ou em uma aula de crossfit, por exemplo, é importante buscar um especialista em atendimento médico e tratamento para atletas profissionais e recreativos, de todas as idades e níveis de habilidade. Esse médico vai ajudar o paciente a retomar as atividades que adora, como corrida ou ciclismo;
  • onco-ortopedia – o médico que atua nessa área é um cirurgião especializado no diagnóstico e tratamento de tumores ósseos primários, benignos ou malignos, isto é, quando um câncer se inicia nos ossos de uma pessoa. O câncer ósseo é relativamente raro, mas faz cerca de 2.700 novos casos por ano no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC);
  • ortopedia especializada em coluna, mão, pé, tornozelo, joelho, quadril, cotovelo ou ombro – considerando que essas partes do corpo humano são extremamente complexas e requerem tratamentos e cuidados ainda mais específicos, precisos e detalhados, diversos ortopedistas se interessam por atuar exclusivamente em uma dessas regiões, aprofundando seus estudos, a fim de melhor compreender o funcionamento de cada uma delas.

Equipe especializada

Um dos objetivos de nossa instituição é oferecer o cuidado ortopédico da mais alta qualidade, por meio de nosso compromisso com inovação, pesquisa e tecnologias avançadas. Nossa equipe de ortopedistas tem como premissa possibilitar soluções inovadoras e um atendimento humanizado, visando a tratamentos de alta qualidade.

Contamos com uma equipe formada por 16 profissionais, dedicados às diversas áreas da ortopedia, além de serem mestres e doutores vinculados às maiores universidades de ensino e pesquisa de São Paulo.

O Santa Paula tem à disposição duas equipes de cirurgia de mão, que atendem todos os tipos de urgência, inclusive reimplante de membros, o que é um diferencial de nosso hospital.

Sinta-se seguro conosco

“Gostaríamos de ressaltar que, nesta época de pandemia, o Hospital Santa Paula aderiu a todos os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), oferecendo todos os cuidados necessários para isolar os casos suspeitos de Covid-19, desde o pronto atendimento até a internação. Portanto, nosso ambiente hospitalar está bastante seguro, por isso, não tenham receio de procurar ajuda especializada conosco!”, finaliza o médico.

Fonte: Dr. Gilberto Anauate, coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Paula.

 

Agende sua consulta online!

Saiba Mais