Oncologia Clínica

A oncologia clínica é uma especialidade que desempenha papel fundamental no manejo de pacientes com câncer. Deve ser envolvida precocemente na cadeia de cuidado do paciente, desde o momento do diagnóstico da doença, passando pelo seu tratamento, até os cuidados de fim de vida. Cabe a esta especialidade a discussão com o paciente e seus familiares sobre o estadiamento da doença, prognóstico e resposta esperada ao tratamento proposto.

Fazem parte do arsenal terapêutico do oncologista clínico a quimioterapia, a hormonioterapia, as drogas alvo molecular (anticorpos monoclonais) e a imunoterapia. A recomendação sobre o melhor tratamento disponível para cada tipo de câncer é papel deste especialista.

Outra atuação importante do oncologista se dá pela participação em campanhas populacionais de conscientização e de prevenção do câncer, através do estímulo de práticas de vida saudável (exercícios físicos, dieta balanceada, cessação do tabagismo, consumir álcool em moderação, etc.), da realização de exames de rastreamento, da participação em campanhas de vacinação, dentre outras estratégias.

No Hospital Santa Paula, a equipe de oncologia clínica tem atuação tanto em ambiente intra-hospitalar quanto em consultas ambulatoriais, no Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP). A rotina dos oncologistas em nossa instituição inclui atendimentos de consultas ambulatoriais, visitas a pacientes internados, organização de eventos científicos e participação em reuniões multidisciplinares para discussão dos casos e atualização de conhecimento.

Agende sua consulta online, clique aqui.
Ou ligue para o telefone (11) 3040-8200.