Acreditações e Certificações

Acreditação é um método de avaliação dos processos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.

O hospital Santa Paula foi acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 2011, sendo então o primeiro hospital do estado de São Paulo e o quarto no Brasil a receber a certificação.

Após a conquista dos selos da acreditação nacional e acreditação internacional canadense (ambas não vigentes), o Hospital Santa Paula foi acreditado em 2012 pela Joint Commission International (JCI), líder mundial em acreditação de instituições de saúde que exige o cumprimento dos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente. Em 2015 e 2018 a instituição passou por reavaliações protocolares da JCI, que acontecem a cada três anos, obtendo êxito na manutenção do status de acreditado.

Entendemos que estas conquistas se traduzem no aperfeiçoamento da assistência e na segurança dos pacientes e profissionais.

JCI – Programa de Cuidados Clínicos – AVCi

A Joint Commission International (JCI) certifica programas de cuidados clínicos para determinadas patologias, considerando sua importância e a necessidade de implantação de protocolos baseados nas diretrizes de melhores práticas de atendimento.
Em 2014, o Programa de Cuidados Clínicos para Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi) foi certificado pela JCI, evidenciando o padrão de atendimento de excelência da neurologia, uma das especialidades estratégicas da instituição. Recebemos a recertificação em 2017.

Selo Hospital Amigo do Idoso

O século XXI será marcado por profundas transformações da estrutura populacional em diversos países, inclusive o Brasil. Resultado de conquistas sociais e políticas e da incorporação de novas tecnologias, o envelhecimento populacional ocupará posição de grande destaque dentre os acontecimentos desde século. No entanto, este fenômeno é tão novo que as demandas de uma sociedade envelhecida só recentemente têm sido conhecidas.

Atento à estas questões, o Hospital Santa Paula implementou um programa de atenção ao idoso, que atendesse aos requisitos do Selo Hospital Amigo do Idoso do Estado de São Paulo, obtendo a certificação Hospital Amigo do Idoso em 2015 e manutenções a cada dois anos.