Tratamento com Xofigo

NOVO TRATAMENTO PARA CÂNCER DE PROSTATA COM XOFIGO – RADIO 223

A próstata é uma glândula exclusiva do sistema genital masculino, localizada junto a bexiga urinária. Sua função principal é produzir e armazenar um fluido incolor e alcalino, que juntamente com os espermatozoides constitui o sêmen.

O câncer de próstata afeta principalmente homens acima de 65 anos e têm alta prevalência e mortalidade nesse grupo de risco. As metástases ósseas na neoplasia de próstata avançada são muito comuns, e tem alto potencial de causar dor, complicações como fraturas, reduzir a qualidade de vida e dificultar o tratamento dos pacientes.

Recentemente a ANVISA aprovou a medicação Xofigo ® (Rádio-223) para o tratamento de pacientes com neoplasia de próstata resistente a castração e com metástases ósseas sintomáticas.

O Rádio-223 é um radiofármaco nuclear que uma vez injetado na veia do paciente tem potencial de se fixar e aderir áreas de elevada remodelação óssea (metástases ósseas). Uma vez aderido o agente terapêutico emite energia em forma de partículas Alfa, ocasionando a quebra da fita de DNA das células metastáticas adjacentes.

O tratamento em questão foi amplamente estudado nos principais centros oncológicos mundiais e tem potencial de aumentar a sobrevida e principalmente reduzir dores e complicações ósseas dos pacientes com neoplasia de próstata metastática. A terapêutica consiste em seis doses da mediCação (injetada na veia do paciente), sem necessidade de internação, e com intervalo de 3-4 semanas entre cada ciclo, na dependência do resultado dos exames de sangue.

O Hospital Santa Paula é um dos poucos centros de referência em São Paulo, habilitado para realizar tal tratamento. A equipe multidisciplinar realizou intensos treinamentos para receber os pacientes, visando sempre a excelência em atendimento.