Fonoaudiologia

Todos vivemos em sociedade e a alimentação, além de uma necessidade vital, é um ato social e cultural: o homem é o único animal que prepara os alimentos e ritualiza os atos de comer e de beber, transformando-os em encontros sociais e afetivos, para celebrar e reunir a família, por exemplo.

Por isso, quando as pessoas são acometidas por doenças que, entre outros efeitos, as impedem de se alimentar naturalmente (disfagia: dys = alteração; e phagein = comer), ficam privadas não apenas de nutrientes, mas também de importantes componentes de sua vida social.

O Hospital Santa Paula conta, em sua qualificada equipe multiprofissional, com o trabalho desenvolvido pelo setor de Fonoaudiologia, para diagnosticar e tratar dos pacientes com disfagia, bem como acometidos por distúrbios de comunicação.

Este setor é coordenado pela Fonoaudióloga Maria José de Freitas Duarte e, nos casos de disfagia, seu objetivo é reabilitar os pacientes por meio de um atendimento humanizado, que busca a recuperação miofuncional e social, devolvendo aos pacientes suas condições de alimentação e de deglutição segura, o que favorece a qualidade de vida do paciente no hospital e, após a alta, na retomada de suas atividades pessoais e profissionais.

O setor de Fonoaudiologia fica localizado na Ala C, segundo andar, e atende as unidades de internação (andares), UTIA, UTIB, Unidade Coronariana e UTINeuro.