Capacitação em neurocirurgia é reconhecida internacionalmente

A área da instituição foi certificada por mais quatro anos pela Federação Latino Americana de Sociedades de Neurocirurgia

Pela segunda vez consecutiva, a divisão de Neurocirurgia do Hospital Santa Paula, centro de referência em saúde da zona sul de São Paulo, recebe a certificação da Federação Latino Americana de Sociedades de Neurocirurgia como centro de excelência em treinamento de neurocirurgiões.

Com o credenciamento, a instituição poderá dar continuidade na formação complementar e especialização de jovens neurocirurgiões de países da América Latina interessados em aperfeiçoamento profissional em três áreas: Oncológica, Base de Crânio e Vascular, no quadriênio 2019-2022. “Essa certificação foi concedida após visita do professor Marcos Masini, do Comitê de Docência da Federação Latina Americana de Sociedades de Neurocirurgia, realizada no início deste mês à instituição. “Poucos hospitais do Brasil possuem essa certificação. Estamos muito felizes e orgulhosos em termos os nossos serviços reconhecidos mais uma vez”, afirma o professor Paulo Henrique Aguiar, médico neurocirurgião e coordenador técnico da neurocirurgia e da residência médica do Hospital Santa Paula.

O especialista explica que, além de tecnologia hospitalar de ponta, a certificação exige um corpo clínico de profissionais especializados e reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. “Recebemos nos últimos anos residentes de várias partes da América Latina, como Chile, Peru, Bolívia e Argentina. Os profissionais tiveram a oportunidade de assistir cirurgias de remoção de tumores cerebrais com paciente acordado, utilizando toda a tecnologia avançada de localização de tumor”, explica.

Além disso, os residentes puderam acompanhar neurocirurgias de aneurismas e compreender a interação dessas especialidades com os protocolos de tratamento na UTI Neurológica. “Os profissionais desenvolvidos nessas especialidades tiveram formação acadêmica e profissional sólida e hoje podem contribuir para a formação de excelência de vários centros latino americanos”, conclui Aguiar.

Até agora, cinco jovens neurocirurgiões estrangeiros já passaram pela capacitação oferecida pelo Hospital Santa Paula. O programa internacional tem duração média de três meses, podendo chegar a 6 meses. Para participar, os interessados precisam passar por uma entrevista, apresentar currículo e provar proficiência em língua portuguesa. Caso queira atuar como médico no país, precisa ainda fazer a prova do Revalida.

Já o Programa de Residência Médica da instituição oferece anualmente uma vaga para a especialidade de Neurocirurgia para médicos recém-formados brasileiros. Reconhecido pela Sociedade Brasileira da especialidade (SBN), o programa segue o edital estabelecido pelo MEC.

Foto Freepik
Fonte: Dr. Paulo Henrique Aguiar, médico neurocirurgião e coordenador técnico da neurocirurgia e da residência médica do Hospital Santa Paula, e portal Anahp.
Link: https://www.anahp.com.br/noticias/noticias-hospitais-membros/capacitacao-em-neurocirurgia-oferecida-pelo-hospital-santa-paula-e-reconhecida-internacionalmente/