Assistência Farmacêutica

O objetivo principal do Serviço de Farmácia do Hospital Santa Paula é: estabelecer o uso racional e seguro dos medicamentos com qualidade assegurada, através de pessoal qualificado e dessa maneira prestando assistência integrada à equipe multiprofissional e ao paciente.

A Assistência Farmacêutica é um amplo conjunto de atividades relacionadas aos medicamentos, com características multiprofissionais, tais como: abastecimento, conservação e controle da qualidade, difusão de informações , segurança e eficácia da terapêutica, entre outros. No HSP essas atividades englobam:

– Seleção e padronização de medicamentos
– Aquisição de medicamentos
– Armazenamento e dispensação
– Manipulação de Quimioterápicos
– Gerenciamento e treinamento de pessoal

ATENÇÃO FARMACÊUTICA

A Atenção Farmacêutica, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) é o conjunto de ações , conhecimentos e valores éticos, habilidades na prestação da Farmácia Clínica, com o intuito de alcançar resultados terapêuticos adequados para a promoção da saúde, cura da enfermidade e melhora da qualidade de vida do paciente.

As ações dos farmacêuticos no HSP compreendem:

– Prover os medicamentos e informar a equipe sobre a disponibilidade ou não dos mesmos na instituição. Em caso de medicamentos não padronizados, apresentar a alternativa terapêutica.
– Oferecer informações relacionadas à dispensação.
– Análise da prescrição medicamentosa do paciente internado, avaliando dose, posologia, via de administração, diluição e interação dos medicamentos.
– Informação técnica sobre medicamentos à equipe multiprofissional.
– Monitorar a ocorrência de reações adversas e desvios de qualidade nos produtos, notificando-os aos órgãos competentes.
– Orientação farmacêutica de alta ao paciente sobre os medicamentos pertinentes à receita médica.